Através dos olhos de Galileo Galilei e da experiência relojoeira da Panerai, o intrigante mundo astronômico de Jupiterium se desenrola. Um relógio planetário de complexa mecânica avançada, que é uma homenagem ao gênio físico italiano cujo revolucionário espírito científico reflete a própria missão da Maison em buscas técnicas contínuas. Apresentada na Watches and Wonders 2025, esta instalação em grande escala, medindo 75cm de largura e 86cm de altura e pesando cerca de 110 kg, reproduz o fascinante movimento de entidades cósmicas conhecidas pela humanidade graças às descobertas de Galileu.
Em 1610, as observações de Galileu forneceram evidências críticas de que a Terra não é o centro do universo, desafiando o modelo geocêntrico de longa data. Com seu telescópio, ele observou quatro satélites orbitando Júpiter, agora conhecidos como as luas galileanas: Io, Europa, Ganimedes e Calisto. Inspirado nisso, o Jupiterium se propõe a recriar a imagem geocêntrica do astrônomo da perspectiva dos céus.
Com a Terra colocada no centro da esfera celeste com outros corpos celestes girando ao seu redor, o relógio exibe as posições do Sol, da Lua e de Júpiter, bem como suas quatro Estrelas Mediceanas. Estas órbitas são guiadas por um mecanismo de corda manual com corda única que exibe o calendário perpétuo que impulsiona o movimento em tempo real dos corpos celestes. O mecanismo contém oito barris – batendo a 18.000 vibrações por hora – cada um equipado com uma nascente que mede 4 metros de comprimento, totalizando 32 metros de nascente. Estas molas longas são parte integrante do sistema de reserva de energia de 40 dias do relógio, proporcionando a energia para uma operação sustentada e o bom funcionamento de sua intrincada mecânica.
O movimento do calendário perpétuo Panerai não requer ajustes até o ano de 2099 e exibe com precisão o dia, data, mês e ano, ajustando-se automaticamente para diferentes durações de meses e anos bissextos. Pronto para passar até o ano 9.999, no final de cada século o Jupiterium necessitará apenas da intervenção de um relojoeiro para realizar uma manobra para desmontar a ponte de movimento e girar o disco das centenas em 90°, assim permitindo que o relógio continue calculando os anos.
Este majestoso relógio de planetário encapsula algumas das características técnicas mais destacadas da Panerai apresentadas na Watches and Wonders 2025. Apresentando uma longa e impressionante reserva de marcha e um sofisticado calendário perpétuo, vai além da relojoaria tradicional, transformando essas inovações em uma instalação arquitetônica marcante que convida a imaginar e maravilhar-se com os mistérios do universo inexplorado.
