A história da Panerai é uma das mais incríveis jornadas de uma marca dentro do mercado de luxo. Fundada na cidade de Florença, no ano de 1860, sua atividade inicial era oficina, loja e escola de manufatura ligada ao setor relojoeiro e durante muitos anos foi parceira da Marinha Italiana no fornecimento de instrumentos de alta precisão.
A grande transformação da marca ocorreu no final da década de 1990, quando passou a fazer parte do conglomerado de luxo Richemont, uma das mais importantes organizações do setor. Foi nesse momento em que os relógios da Panerai começaram a ser apresentados ao mercado internacional e nascia uma das marcas mais celebradas do universo relojoeiro.
A inovação sempre foi uma característica da Panerai e isso não se manifestava apenas no design e na tecnologia aplicada em seus modelos. A marca italiana foi uma das primeiras do setor a entender com clareza a importância de elevar os clientes e consumidores ao papel de protagonista em sua jornada de compra.
No início do novo milênio, época em que a internet ainda se consolidava e as redes sociais não passavam de uma perspectiva distante, foi criado o Paneristi, fórum digital para colecionadores e interessados. O que era um grupo de debate restrito, se transformou em uma rede de centenas de milhares de pessoas que nutrem sua admiração pela marca.
A Panerai também foi pioneira no oferecimento de experiências de valor para seus clientes. Enquanto grande parte das marcas de luxo estava focada nos produtos e no padrão de atendimento, a fabricante de alta relojoaria italiana já investia em ações e ativações que fortaleciam o repertório de vivências dos seus consumidores e ainda ampliavam sua conexão com a marca.
Esse desejo permanente em inovar e produzir modelos que se recebem o status de objetos de desejo, pôde ser conferido nesta edição do Watch and Wonders. No evento que reúne as principais marcas da relojoaria de luxo e apresenta o que existe de mais moderno e requintado no segmento, a Panerai celebra sua história de intensas realizações e, assim, abre espaço também para um futuro ainda mais icônico.
Ao apresentar de maneira exclusiva durante a feira a coleção Radiomir, a Panerai une história e tecnologia e passado e presente para fortalecer seu legado único dentro do setor. Ao promover releituras e reinterpretações de modelos que fizeram parte da sua história, a marca também reflete sua disponibilidade em continuar avançando e, assim, apresentar em breve novos lançamentos que encantem o público em todo o mundo.
E por falar em encantamento, quem teve a oportunidade de conferir o espaço da Panerai durante o Watch and Wonders 2023, com certeza, ampliou ainda mais seu carinho e admiração pela marca. Através de uma experiência imersiva era possível aos visitantes conhecer mais detalhes sobre a marca e, também, sobre o segmento de alta relojoaria.
Em uma entrevista que tive a oportunidade de realizar no ano passado com Alessandro Ficarelli, diretor de design, inovações de produtos e marketing da Panarei, quando questionei qual o significado de luxo para a marca, ele afirmou que para a Panerai, “além da ideia central de exclusividade, o conceito de luxo também se relaciona com o valor da identidade da marca e a importância da autenticidade. Entendemos que a exclusividade também se manifesta em termos de design, no sistema de produção e na distribuição eficiente de produtos em todo o mundo. O luxo também pode ser percebido em aspectos como a busca incessante pela inovação. De forma geral, para a Panerai, luxo é o resultado de um mix de ações e processos que visam o melhor resultado”.
Com esse espírito vanguardista e levando a criatividade do design italiano mundo a fora, a Panerai vem escrevendo um dos capítulos mais incríveis da história contemporânea do mercado de luxo.