O mercado global de iates de luxo está em expansão, impulsionado por um público cada vez mais exigente que busca exclusividade, sofisticação e experiências personalizadas no mar. Estima-se que o setor movimente cerca de €18,1 bilhões até 2032, com uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 6%. Esse avanço está diretamente relacionado ao crescimento da população de indivíduos de alto patrimônio líquido, os HNWIs (High Net Worth Individuals), que já somam 22,5 milhões globalmente, um aumento de 5,5% nos últimos anos, segundo o World Wealth Report, que analisa as tendências de crescimento, comportamento e investimentos.
Dentro desse cenário, a Azimut Yachts, como líder mundial na fabricação de iates de luxo, impulsiona esse crescimento ao lançar tendências que encantam os mais diversos perfis dentro da classe Triple A e, com isso, apresentar amplas possibilidades de conforto para a vida a bordo. Os resultados da marca italiana justificam a alta aceitação mundial.
No último ano do calendário náutico mundial, o Grupo Azimut|Benetti alcançou faturamento global de €1,3 bilhão, com projeção de crescimento de 15% para o próximo período. No Brasil, onde mantém sua única fábrica fora da Itália desde 2010, a Azimut teve um aumento de cerca de 15% no valor de produção. Com presença em mais de 70 países e 138 centros de vendas e assistência, a Azimut não apenas acompanha, mas define as tendências do mercado global de iates, sendo reconhecida por 24 anos consecutivos como a maior fabricante de iates de luxo do mundo, com 14% da produção mundial.
Por meio de pesquisas constantes em seu Centro de Desenvolvimento e Tecnologia na Itália, a marca inova ao trazer coleções com características distintas sem deixar de lado o DNA da marca. No Brasil, por exemplo, são produzidas 3 coleções de embarcações, igualmente luxuosas, mas desenvolvidas para diferentes gostos e objetivos. A coleção Grande, por exemplo, é focada em iates de grandes dimensões, a partir de 90 pés. Já a clássica coleção Flybridge destaca o “home style” ao trazer o máximo de conforto de casa para dentro do barco. Por fim, a linha Atlantis é direcionada para passeios de final de semana aos amantes do design esportivo de luxo sem deixar de lado o alto padrão de suas cabines internas.
Segundo Francesco Caputo, CEO da Azimut Yachts no Brasil, os consumidores de iates de luxo estão cada vez mais seletivos e buscam embarcações que combinem inovação tecnológica, design sofisticado e máximo conforto, porém, cada público tem um perfil e necessidade. “A Azimut Yachts tem décadas de história e, por isso, entende as suas principais exigências. Somos referência mundial no segmento porque investimentos em pesquisas e inovações constantes para proporcionar verdadeiras experiências de vida sobre as águas. Nosso compromisso é entregar embarcações que superem expectativas e reflitam o estilo de vida de quem valoriza o que há de melhor no mercado náutico”, afirma Caputo.